knxwledge é um daqueles artistas dos quais nos tornamos quase cult fans ou ignoramos completamente. a forma pouco convencional ou até descuidada com que lança novos projetos pode ser uma explicação; as poucas aparições mediáticas também. é até estranho ter sido catalogado de newcomer após a participação no álbum to pimp a butterfly, de kendrick lamar, em 2015, quando já tinha mais de sessenta projetos disponíveis online. hoje, à data de início deste artigo, são cento e setenta oito. exatamente – cento e setenta e oito. entre álbuns, séries, remixes ou apenas músicas/beats soltos, são cento e setenta e oito projetos e milhares de músicas disponíveis à distância de um mero clique. é também por isso completamente redutor tentar escrever um artigo composto sobre glen earl boothe – knxwledge ou apenas knx no mundo da música. e eu tentei. tentei mas parei no quinto parágrafo, quando me faltavam letras para narrar a música do artista americano.
com uma infância religiosa e uma ligação à música desde tenra idade, knx é como um abraço apertado entre a criatividade e a versatilidade. as raízes são naturalmente o hip hop e o gospel, mas o som único do produtor atravessa oceanos como o soul e o jazz, sempre pautados pela sua estética mais lo-fi. de resto, a sua produção é também vincada por uma mescla complexa de sobreposições e técnicas de colagem, dando origem a uma paleta sonora que consegue parecer familiar e completamente nova em simultâneo. ‘quero fazer música que se pareça comigo – algo que eu gostaria de ouvir’, diz o próprio.
entre os mais variados projetos, é natural destacar a já mencionada participação no álbum de kendrick lamar, em momma – que lhe valeu a nomeação para um grammy – ou o peso que tem em nx worries, a par de anderson paak. aliás, não seria estranho ver o mais recente álbum da dupla, why lawd?, arrecadar alguns prémios deste ano, 2024. em nome próprio, foco para os major álbuns anthology, hud dreams – um ponto fulcral – e 1988. realçar ainda as séries hexual sealings (!!!), wrap taypes, vgm – video game music – extended plays e meek, além das inúmeras colaborações, remixes ou sessões de produção em direto através da twitch.
por tudo isto e mais um par de botas e à imagem do que aconteceu no unlearning de madlib, as músicas aqui selecionadas nunca farão justiça ao portfólio de knxwledge. são uma mera amostra do catálogo disponível no spotify do artista e, não menos importante, ilustrativas de um estado de espírito de it’s friday, please stay inside. no entanto, o final do artigo conta com vários links do artista, para um melhor conhecimento acerca deste nome icónico do hip hop.
‘num cenário onde a música parece cada vez mais formatada, knxwledge destaca-se como um farol de criatividade e autenticidade. ele próprio o assume: ‘eu apenas faço beats, muitos beats’, num reflexo do seu compromisso com a arte e em contraponto com a comercialização. a sua capacidade de misturar influências e manter-se fiel às suas raízes valem-lhe não só elogios, como servem também de inspiração para uma nova geração de artistas. a cada novo projeto, knxwledge continua a redefinir os limites do hip hop, provando que a verdadeira inovação reside no seio da expressão pessoal’.
nota: para uma melhor experiência de audição de playlists deste género no spotify, podem ativar a transição gradual entre músicas desta forma.
links:
knxwledge bandcamp
knxwledge spotify
knxwledge soundcloud
knxwledge twitch
knxwledge instagram
knxwledge twitter
knxwledge stones throw
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